Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aquilo que fazemos define quem somos?


Quando conhecemos pessoas novas, muitas vezes uma das primeiras perguntas que se faz é o que é que tu fazes?

Já há algum tempo, tenho receio desta pergunta, não sei bem o que responder. Porque é que todos fazemos este pergunta, será que baseado nesta pergunta tentamos estabelecer um perfil deste pessoa, de forma poder avaliar se este pessoa interessa ou não? Sinceramente já não gosto de fazer este pergunta.

Sempre tive alguns preconceitos sobre várias profissões, mas estou cada vez mais convencida que aquilo que fazemos só define quem somos numa dose muito reduzida. Nos somos muito mais do que a profissão que temos. A nossa profissão muitas vezes é unicamente uma forma de poder sobreviver e uma forma de financiar o vertente de nos que gostávamos de ser de facto.

Dou um exemplo, tenho uma amiga que é advogada, mas ela faz aquilo porque há muitos anos atrás achou que era uma profissão que tinha futuro e que era interessante. Agora confrontada com a realidade de trabalhar 12 horas por dia e descobrir que o sonho de ser advogada não é tão giro como se vê nas várias series televisivos, está muito desiludida. O trabalho dela não tem nada a ver com quem ela é. Por acaso ela também é uma pessoa criativa e adorava ter a sua loja e ateliê de costura e além disso quer ser mãe mas que tudo. Mas por causa do trabalho não tem tempo para realizar os seus sonhos, aquelas coisas que definam de facto quem ela é. A profissão dela é meramente uma forma de pagar as contas.

Portanto acho que em vez de perguntarmos o que é que a pessoa faz, devíamos perguntar o que é que a pessoa gosta de fazer, quais os hobbies, os sonhos, os desejos etc. Assim sim ficamos a conhecer a pessoa e podemos decidir se esse pessoa é alguém que se pode tornar o nosso amigo ou não.

Beijos Rosemade

1 comentário:

  1. Olá! Gostei muito de ler o teu comentário, tenho a certeza que é um pensamento que ocorre a muitos de nós, para quem o que realmente nos define é precisamente o que fazemos fora do escritório! Mas por vezes até me diverte, é uma espécie de "vida dupla"... O ideal seria mesmo "pagar as contas" com as actividades que realmente nos definem, heim? Bom trabalho!

    ResponderEliminar