Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Kit de Costura

O que precisa para começar este passatempo?

1. Uma Maquina de Costura: Se está a começar o passatempo de costura deve primeiro participar num workshop ou dois antes de comprar uma maquina porque ainda é um investimento forte e seria uma pena se depois não quiser continuar. Se decidir comprar uma maquina de costura começa por comprar uma maquina simples, as maquinas simples já fazem muito para que pode começar o seu passatempo e custam acerca de 200 euros.

2. Agulhas: Num kit de costura tem de haver sempre vários tipos de agulhas.

  • Agulhas de costura finas e de comprimento médio que se pode usar para vários objectivos.
  • Agulhas de bordar com um olho grande, estes agulhas dão para bordar mas também para coser normalmente.
  • Agulhas de quilting curtos, são afiadas e são óptimas para furar múltiplas camadas de tecido e enchimento.
  • Agulhas de bordar com ponta redonda, óptima para enfiar cordas ou elásticos.

3. Alfinetes: Alfinetes são essenciais para a prática de costura, os melhores são os alfinetes simples de cabeça colorida, de forma serem mais fáceis de encontrar no fim do trabalho ou se caírem no chão. Um íman também pode dar jeito para encontrar os alfinetes de caírem no tapete ou outros sítios mais difíceis de aceder. Para guardar os alfinetes aconselho uma pequena caixa ou lata mas quando se está no meio dum trabalho pode dar mais jeito uma almofada para alfinetes. Heather Bailey tem um projecto girisimo para fazer uma almofada destes. www.heatherbaileydesign.com/HBSquaredeal.pdf Divirtam-se!

4. Linhas de costura: Recomendo fortemente as linhas de algodão da Gutermann ou da Coats. É melhor investir em linhas de alta qualidade do que comprar logo várias linhas de menor qualidade, vai ver que faz toda a diferença. A qualidade da linha afecta muito a qualidade do seu projecto, quando comprar a linha pede ajuda a pessoa na loja e explica que tipo de projecto está a fazer. Tente sempre escolher uma linha que tem a cor o mais parecido com o tecido principal, se não conseguir encontrar uma linha exactamente da cor pretendida opte por um tom mais escura. Para quilting existem linhas especiais que são mais resistentes, aqui é interessante optar por um tom de linha que faz contraste com a cor principal do projecto.

5. Tesouras:

  • Uma pequena tesoura de bordar com uma ponta muito afiada para poder abrir as botoeiras e fazer pequenos cortes
  • Uma tesoura média para cortar moldes em papel
  • Uma tesoura para tecido, aqui vale a pena investir numa tesoura de alta qualidade, porque faz toda a diferença
  • Um cortador também é sempre bom ter, especialmente para quem quer fazer patchwork

6. Fita métrica: Obviamente uma fita métrica é essencial num kit de costura. Também recomendo uma régua de metal que é muito útil quando se usa o cortador.

7. Giz: Para marcar o tecido é preciso um giz ou então algo que descobri recentemente que é uma caneta com tinta que sai com água, adoro este invenção porque pode se marcar o tecido a vontade porque tudo sai com uma gotinha de água.

8. Papel de Seda: Este papel é óptimo para copiar facilmente os moldes dos livros e depois marcar no tecido.

Com isto tudo podes começar o teu passatempo mais divertido de sempre! Agora divirta-te um pouco e vai comprar uns tecidos engraçados!

Sem comentários:

Enviar um comentário