Translate

quarta-feira, 14 de março de 2012

Trabalho manual torna-nos mais felizes

Olá Amigas,

No outro dia li um artigo que confirmou algo que já sinto há muito tempo.
Trabalhar com as nossas mãos faz nos ficar felizes. Eu acho que tem um pouco a ver com a evolução dos seres humanos. Antigamente os homens pré-históricos faziam principalmente tarefas manuais que contribuíam directamente para o bem-estar do tribo. Com a evolução da sociedade passamos muito mais a fazer os chamados trabalhos de cabeça, trabalhamos muito com a nossa cabeça só. Muitas vezes o nosso trabalho faz parte dum processo maior e é difícil de ver um início e um fim da tarefa.

Há pessoas que ficam muito infeliz por causa disto, ainda sentem muito aquele necessidade (pré-histórica) de trabalhar com os mãos, de criar algo de início até ao fim. Dizem que o nosso cérebro não mudou desde os tempos pré-históricas portanto faz todo o sentido.

O artigo que li era sobre o facto de cada vez mais, houver pessoas a trocar o seu trabalho de "cabeça" por um trabalho manual, passam de consultor para padeiro, por exemplo! 
Sinceramente eu consigo perceber este gente porque na costura também sinto muito isso, se criar algum projecto novo, seja uma manta ou um boneco, sinto me muito mais satisfeita ou talvez duma maneira diferente do que com conquistas no trabalho. Provavelmente também porque é feito num ambiente totalmente diferente!

O Americano Matthew Crawford, escreveu um livro sobre este tema chamado: "The case for working with your hands". Matthew antes trabalhava num "thinkthank" e trocou tudo para ser reparador de motocicletas! Agora diz sentir se muito mais realizado porque vê um início e um fim das tarefas e ao mesmo tempo é desafiado mentalmente para resolver problemas.

Também é comprovado que trabalhar com os mãos pode nos ajudar a sair duma depressão! Existem várias terapias alternativas que ajudam as pessoas a manter ou restabelecer a nossa saúde mental. Um deles é simplesmente trabalhar num jardim! Porquê? Porque estamos a trabalhar com as mãos e ao mexer vemos o nosso jardim a tornar-se mais bonitos, lá está, resultados directos! Também é verdade que enquanto trabalhamos no jardim não pensamos nos nossos problemas! Se fazemos isto regularmente podemos evitar grandes custos médicos!

Para mim a costura também me ajuda muito a descontrair, como é preciso estar sempre 100% focado naquilo que estou a fazer esqueço-me dos problemas do dia-a-dia. 

Experimentam e comentam aqui!

Beijos e bons trabalhos!

Rosemade

4 comentários:

  1. Muito bom artigo!!! Fantástico! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Como é q te chamas? Já és membro do meu blog? Bjs Rosemade!

    ResponderEliminar
  3. Wat een goed geschreven artikel. Jammer dat de vertaling van google slecht is maar ik begrijp wat je schrijft

    ResponderEliminar