Translate

sábado, 31 de março de 2012

Como fazer uma manta bebé



Olá Meninas,


Já fiz várias mantas para bebés e sempre acho que é um projecto bastante fácil mas é preciso ter muita atenção, usar muitas alfinetes, alinhavar (coisa que odeio) e cortar tudo muito certinho. Por isso e para vos ajudar fiz uma "making of" da minha última manta! Espero que vos ajuda, como andei tão preocupada em acabar o projecto a tempo não tirei tantas fotos como queria!




Os lençóis dum berço dum bebé normalmente tem a medida de 90cm x 120cm. À estes medidas sempre temos que acrescentar uma margem de costura mais ou menos 2 centímetros. 


1. Neste caso cortei o verso (padrão: escamas de peixe) o enchimento em placa, aqui gosto sempre usar algodão quando faço trabalhos para crianças, e a parte da frente todas com estes medidas. Como usei fitas para decorar também cortei esses a largura do tecido.


2. Como optei por aplicar 2 peixinhos e 2 tartarugas precisei de cortar também esses formas, incluindo os pedaços de vliesofix para os colar a manta. Esse parte é só passar ferro, depois para ter um acabamento mais bonito e para garantir que os animaisinhos se mantêm no lugar deles cosi a volta com um ponto especial.


3. As fitas cosi também ao longo de largura, é a melhor forma de os prender a manta e se escolheres a cor da linha certa nem se nota muito.


4. Agora a parte mais difícil, juntar as 3 camadas. Isto é difícil porque? Primeiro esticas o tecido do verso no chão, de preferência colas com um pouco de fita-cola. Depois colocas o enchimento por cima e por fim o tecido de frente. Mas tens que garantir que tudo está bem esticado e que se mantém bem esticado ao longo do resto do processo. Eu optei por primeiro colocar umas agulhas para juntar as várias camadas, depois é preciso alinhavar tudo para garantir que não sei do lugar!


5. Agora podes coser toda a volta para juntar as camadas. Para um acabamento bonito costumo usar fita de viés (espero que o google translate não me abandonou neste!)


6. Agora sim lava a manta a mão, passe a ferro e está pronto para o bebé!


Boa sorte meninas!

Sem comentários:

Enviar um comentário